06 Set 2024

Tapirema

Assistentes sociais e estudantes indígenas fortalecem laços e compartilham experiências nos II Jogos Indígenas da Aldeia Tapirema

Durante os II Jogos Indígenas na Aldeia Tapirema, em Peruíbe (SP), atividades tradicionais como arco e flecha, corrida de tronco e zarabatana foram acompanhadas de cantos, danças e rezas, proporcionando uma imersão cultural e ancestral.

A Unicamp esteve representada por uma comitiva de estudantes de graduação, assistentes sociais da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil, Cibele Papa Palmeira, Érica Maria Cazetta, Vani Santos e Fernanda Ayres da Silva representante da Diretoria Executiva de Direitos Humanos participaram da ação para divulgar o Vestibular Indígena e as Políticas de Permanência Estudantil.

As assistentes sociais e os estudantes da Unicamp conduziram rodas de conversa, compartilhando suas experiências sobre a importância da educação superior para as comunidades indígenas. Os estudantes indígenas da Unicamp também contribuíram significativamente, relatando suas vivências pessoais e acadêmicas, inspirando outros jovens a considerarem o ingresso na universidade.

Apesar da proximidade geográfica, a participação de indígenas no Vestibular da Unicamp ainda é modesta, tornando essa ação essencial para fortalecer o vínculo entre a universidade e as comunidades. Desde a criação do Vestibular Indígena em 2019, o número de estudantes indígenas vem crescendo, e conhecer de perto a realidade dessas populações, como na Aldeia Tapirema, permite o desenvolvimento de políticas mais eficazes para garantir a inclusão e permanência desses alunos.

Aldeia Tapirema está localizada na Terra Indígena de Piaçaguera, a Aldeia Tapirema é um polo cultural que promove cursos e eventos, como os Jogos Indígenas, em colaboração com diversas instituições.

Tapirema
Tapirema_4