O que as pesquisas mais recentes da Psicologia sugerem aos estudantes para se prepararem para as próximas provas?

Muitos estudantes estão perdendo uma aula sobre uma área fundamental que pode ajudar a garantir seu sucesso: como estudar de forma eficaz.

É comum que os alunos se preparem para os exames relendo notas de aula e estudando capítulos de livros didáticos – técnicas de estudo que dependem do pressuposto de que as memórias são como dispositivos de gravação que podem reproduzir memórias durante um exame. “Mas as operações de armazenamento e recuperação da memória humana diferem dos dispositivos de gravação em quase todos os aspectos possíveis”, diz o professor de psicologia Robert Bjork, PhD, codiretor do Laboratório de Aprendizagem e Esquecimento da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

O que ajuda nosso cérebro a reter informações? Estratégias de estudo que exigem que o cérebro trabalhe para lembrar informações – em vez de revisar passivamente o material.

Bjork cunhou o termo “dificuldade desejável” para descrever este conceito, e os psicólogos estão se concentrando em exatamente como os alunos podem desenvolver técnicas para maximizar os benefícios cognitivos do seu tempo de estudo.

No quadro acima estão seis estratégias testadas em pesquisas de educadores de psicologia.  No artigo original, link abaixo, você pode ler as dicas de forma detalhada.

Mais informações você encontra no artigo original: Six research-tested ways to study better

Acesse : Orientação Educacional (DEAPE, Unicamp)