A Mostra da 12ª Edição do Programa Aluno-Artista ocorrerá durante o mês de dezembro, dentro e fora da universidade. Confira a programação detalhada:
Algumas atividades exigem inscrição prévia, acesse as redes sociais dos projetos para conferir a forma de ingresso.
Desenhando Mulheres Negras
Sinopse: Através de uma linguagem fácil, apresentar uma série de vídeos com múltiplas linguagens visuais, contos e histórias de pessoas negras que foram historicamente silenciadas no Brasil. Através de cinco vídeos contos, serão narradas as trajetórias de diversos personagens em suas lutas e feitos na construção escrita a sangue do país.
Data: 02, 09 e 16/12
Local: Vimeo e Youtube
@desenhandomulheres_negras
Youtube
Interferências
Sinopse: O espetáculo “interferências” foi criado para a conclusão do curso de bacharelado em Dança da UNICAMP, com orientação da Profa Dra Daniela Gatti, e integra as linguagens da dança contemporânea, música, novas mídias e tecnologia.
O trabalho investiga as relações interpessoais a partir do contato tecnológico, evidenciando as facilidades e vícios provocados por tal interação. Para compor a visualidade da obra, estão presentes elementos de captura de movimento, de interferência sonora, de transmissão ao vivo e de iluminações que se entrecruzam. Esses elementos compõem o espetáculo a fim de potencializar o diálogo entre realidade e virtualidade na dança.
Data: 03/12
Horário: 14h e 16h (duas sessões)
Local: Sala multimeios UNICAMP
Data: 06 e 07/12
Horário: 19h
Local: Sala multimeios UNICAMP
Negranças
Sinopse: O coletivo Negranças se une a partir da necessidade e do desejo de movimentar o corpo, as energias e as estruturas. Como disse Angela Davis, “quando uma mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela”.
“Estuário: entre íntimos e imaginários” é uma tentativa de materializar a construção de uma coletividade. Assim, a partir do encontro de 8 mulheres negras e suas trajetórias que ora se atravessam, ora se distanciam, cria-se um estuário. Essa afeição acontece para além dos encontros das águas doces e salgadas, sendo um encontro de corporeidades ancestrais.
Data: 06 e 07/12
Horário: 13h
Local: AD 04 – Departamento de Artes Cênicas (PAVIARTES)
Data: 10/12
Horário: 17h e 20h (duas sessões)
Local: Cis Guanabara (Rua Mario Siqueira, 829- Botafogo) em Campinas.
Audácia
Sinopse: “Isso aí é lindeza demais misturada com muita loucura.” Nada é coisa da sua cabeça! Como arriscamos e nos riscamos de nossas verdadeiras faces? Existem muitas versões dentro de nós. O que é a realidade se não uma projeção de nós mesmas para o mundo, em um momento de lucidez? Pois afirmamos que é mais do que isso, tem que ser mais do que isso. A realidade é tudo que existe e também é o nada. Essa criação pode ter sido um devaneio, mas ela foi completamente real.
Data: 12 e 16/12
Horário: 20h45
Local: AC04 – Departamento de Artes Cênicas – Paviartes.
Data: 13 e 14/12
Horário: 19h
Local: AC04 – Departamento de Artes Cênicas – Paviartes.
Disse me disse
Sinopse: O curta-metragem “Disse Me Disse” conta a história de uma peça de teatro em cartaz cuja trama se encerra com um assassinato e resulta na construção de um boato fatal. Este boato se espalha graças à desatenção e à desinformação daqueles que escutam, até que toma proporções irreversíveis. Através do humor crítico, o curta traz a tona o debate sobre fake news e as consequências que o compartilhamento de notícias falsas acarreta.
Data: 12/12
Horário: 18h15
Local: Laboratório de Imagem e Som (LIS)
Banda São Junqueiro
Sinopse:“Canta, Canta Mais…” – Banda São Junqueiro
Para este show, convidamos 9 cantoras e cantores do Instituto de Artes e o violonista Guilherme Lamas para apresentar ao público obras consagradas do repertório brasileiro
Data: 13/12
Horário: 13h30
Local: Auditório do Instituto de Artes – UNICAMP
Memórias de bolso
Sinopse: Ana, citalopram, 163, Tom, ventilador, NÃO ME… O doutor perguntou como cuidar de alguém sem se perder, o SUS está sem verba e a bateria continua tocando. Entre delírios e devaneios, os atuantes questionam a realidade e a violência contra os “loucos”. A única certeza é: não tome o remédio de estômago vazio.
Data: 13/12
Horário: 20h
Local: AC03 – Paviarte
Data: 14/12
Horário: 15h e 20h (duas sessões)
Local: AC03 – Paviarte
Grão Faísca
Sinopse: A apresentação do grupo inclui a mostra da artista visual participante do grupo, exposição de poesia e a apresentação musical incluindo canções autorais das participantes e arranjos de canções sobre a temática de enfrentamento e questionamento de gênero, valorizando o trabalho de compositoras, arranjadoras e intérpretes mulheres.
Data: 14/12
Horário: 17h
Local: Casa Coda
/Quebra-Parênteses/
Sinopse: Do tempo que passa e não passa, o efervecer das transformações potencializam as entranhas do desconhecido. bem-vinda, bem-vinde, bem-vindo, desejamos uma aconchegante visita… e que enquanto estiver com a gente, que os mistérios de Laverna se revelem…
Data: 13/12 e 15/12
Horário: 18h45 e 20h30 (duas sessões por dia)
Local: Sala AD02 – Departamento de Artes Cênicas – Paviartes.
“Através do Espelho… O Quê?”
Sinopse: O un4verso não é intocável, mas é preciso desapego e coragem para adentrá-lo. Um universo com ambientes e seres a descobrir. Estes farão a travessia entre os dois mundos. Apesar de surpreendente e amedrontador, há espaço para a liberdade nessa encruzilhada de corpos e almas. Também é espaço de celebração dos encontros e desencontros, onde há sempre lugar para o riso frouxo. Kátharsis é o resultado do cruzamento de formas, texturas, sonoridades, paisagens e sensações que nos possibilitem tecer realidade (s) que ultrapassa os limites entre o real e a criação, o sentido e o movimento, emaranhado corpos, desembaraçando a razão. É o momento de saída das entranhas – do corpo, da mente, do monótono e do automatismo. É a quebra, a ruptura, a transformação e a constante possibilidade de renovação entre individualidades e fusões. Kátharsis se constrói e se dá por meio da liberação e expurgação do enclausurado.
Data: 15/12
Horário: 18h45
Local: Sala AC04 – Departamento de Artes Cênicas – Paviartes.
Disforia Punk
Sinopse: Nascida despretensiosa e nevralgicamente a partir de vivências e questionamentos de gênero de dues artistas trans durante a quarentena do Corona Vírus em 2020, o Disforia Queercore expressa, em música, a disforia – o desconforto do não lugar – seja no corpo, nas relações ou na sociedade.
Entendendo a existência dissidente de gênero e sexualidade como modos inerentemente questionadores dos padrões opressivos-normativos, a banda propõe a mediação cultural do punk no projeto Disforia Punk. Em formação de power trio, a banda faz um estudo do underground do underground e das vozes marginalizadas dentro da cena – nos cânticos não-brancos, femininos e queer que brocham pelas frestas – trazendo-os para o palco junto de suas músicas autorais.
Faz-se necessário o ruído do amplificador, as cores chamativas, a estética desconfortável e os gritos de revolta – não para entrar em um ciclo desiludido de críticas desesperançadas, mas para despertar os sentidos da presença e reestruturar imaginários de futuros possíveis. Quem melhor para nos ensinar do que as existências que há tempos são postas em risco de extinção?
Data: 15/12
Horário: 12h30
Local: Teatro de Arena – Unicamp
In.cômodos
Sinopse: Sala média, de um apartamento médio, de uma cidade latina do terceiro mundo. Duas mulheres normais brindam com gim. Eu sei porque você vem aqui. O menino no quarto, escuta. O porteiro me conhece. De vez em quando, um miado. A seringa está na caixa de biscoitos belga. Posso me sentar? Posso mesmo? Enquanto desenhos animados com pessoas azuis passam na televisão, lá fora uma ponte que liga nada a lugar nenhum é construída. Clara Day, Ivone Dim e Dulce Vicente não sabem por que há uma pegada no teto do apartamento.
“Os Adultos Estão na Sala” fricciona público e privado em timbres cômicos e dramáticos. O Projeto In.Cômodos discute essas esferas de dualidade –dentro e fora, meu e nosso, adulto e infantil – fazendo uso do método “Site Specific”. A porta dessa mesma sala, desse mesmo apartamento, nessa mesma cidade, será aberta ao público.
Tome cuidado. Esse sofá moldou o meu caráter.
Data: 15/12 e 16/12
Horário: 20h30
Local: Informação disponível mediante a inscrição
Data: 17/12 e 18/12
Horário: 18h e 20h (duas sessões por dia)
Local: Informação disponível mediante a inscrição
@in.comodos_
O projeto Terracota também se apresentará no mês de Dezembro, mas ainda não divulgaram suas datas.