Programa Aluno-Artista no V Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp - PAPE-G

Entre os dias 20 e 21 de outubro ocorreu o V Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp – PAPE-G foi realizado em conjunto com o II Seminário Internacional de Serviços de Apoio aos Estudantes da Unifesp. E tinha como objetivo divulgar e fomentar reflexões e construções de conhecimento em torno dos projetos institucionais ligados às bolsas sociais e as políticas de permanência.

O evento contou com a apresentação dos grupos: Banda São Junqueiro, Grão Faísca e Através do Espelho… O Quê? (UN4VERSAS).

O projeto Grão Faísca apresentou-se na conferência de abertura do congresso, que ocorreu no auditório da FCM no período da manhã da quinta-feira (20/10), e mostrou o repertório autoral do grupo.

Grão-Faísca, de autoria do coletivo homônimo formado por Fernanda Lima, Irene Lessa, Marília Landi, Luísa Ramos, Mariana Maia e WRANY, consiste na elaboração e lançamento de 4 fonogramas musicais de canções compostas pelo grupo, no formato de um EP e na produção e circulação de um show autoral com canções inéditas e interpretações de canções de compositoras mulheres e/ou pessoas não-binárias.

Já o coletivo Un4versas, exibiu-se no Ciclo Básico na sexta-feira (21/10) no período do almoço, demonstrando parte do trabalho final das dançarinas.

Através do Espelho… O Quê?, é produzido pelo coletivo Un4versas, e é formado por Ana Luísa Stanger Martins Mazzotini, Camilla Vicente de Cerqueira, Mayara Miquelotto da Silva. E procura intersecções entre as diferentes formas do fazer artístico para a construção de um espetáculo que virá a ser o Trabalho de Conclusão de Curso de bacharelado em Dança das participantes. Dentro dessa construção existe a busca pela criação de um universo paralelo ao nosso, onde criaturas estranhas circulam livremente e a razão é constantemente subvertida, há sempre um elemento surpresa e o que parece pode não ser.

E por fim, a Banda São Junqueiro tocou na sexta-feira (21/10) durante o período da tarde no Ginásio da UNICAMP.

A Banda São Junqueiro foi formada em 2019 na Unicamp. Inicialmente idealizada como sexteto por Vitor Junqueira, a formação cresceu em número e hoje conta com: bateria, baixo, piano, guitarra e acordeon; 2 trombones tenor, 3 trompetes; 1 sax barítono, 2 sax alto, 1 sax tenor, 2 clarinetes e 3 flautas. O grupo pesquisa, repensa, (re)arranja e executa músicas dos mais variados gêneros da música brasileira em uma formação instrumental, com pessoas de vivências musicais distintas no Instituto de Artes, buscando se adaptar a contextos diferentes.

Siga o projeto nas redes sociais:
@saojunqueiro
@graofaisca