Matéria publicada no Portal A Cidade On em 8/4/2022
Segundo episódio da websérie sobre o autismo fala das ações da Unicamp. A universidade pública oferece atendimento voltado aos estudantes autistas e se prepara para capacitar seus profissionais
Este ano, a ONU marcou o Dia Mundial do Autismo, em 2 de abril, pedindo educação inclusiva, com “mais programas educativos, treinamento vocacional e sistemas que ofereçam às pessoas com autismo uma escolha para seus futuros”. A Unicamp vem ao encontro deste pedido, oferecendo oficialmente assistência a esses alunos por meio do Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante (Sappe), além de apoio psicopedagógico e de orientação de carreira por meio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).
Esta ação da Unicamp é o tema do segundo episódio da websérie “Viagem ao Mundo Autista”, com o tema “Unicamp: universidade a serviço da inclusão”. Quando um estudante ingressa na universidade, ele é rodeado de grandes expectativas, medos e dificuldades. Os alunos autistas têm necessidades ou características específicas, como a dificuldade de olhar nos olhos do outro. Por isso, a importância de conscientizar a comunidade acadêmica sobre ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).