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Mentoria Unicamp: Questões Mais Frequentes

1. O que é o Programa de Mentoria da Unicamp (PMU)?

O Programa de Mentoria da Unicamp foi criado com o intuito de integrar novos estudantes à Universidade, e promover a boa convivência no campus, a partir de um melhor acolhimento sistematizado entre pares. O PMU visa facilitar o acesso às informações e orientações sobre a vida no campus e seu entorno, funcionamento e organização da instituição, processos acadêmicos, serviços de apoio e de socialização;

2. Que tipos de impactos espera-se alcançar com o Programa de Mentoria da Unicamp (PMU)?

Práticas de Mentoria em outras instituições tem- se percebido os seguintes impactos:

  • Ampliação da visibilidade dos programas de ensino da graduação para que mais estudantes se sintam atraídos pela experiência formativa da Unicamp;
  • Compreensão do curso;
  • Aprimoramento de habilidades acadêmicas e sociais
  • Aumentar o índice de permanência nos cursos ao longo do primeiro semestre;
  • Ampliação da integração entre estudantes;
  • Subsídio ao Engajamento estudantil;

3. Quem pode participar do Programa de Mentoria da Unicamp?

Podem participar do programa estudantes veteranos(as) atuando como mentores(as), estudantes ingressantes como mentorados(as) e docentes atuando como tutores(as)

4. Qual o tempo de duração do Programa de Mentoria da Unicamp?

O PMU acontece durante o primeiro semestre de cada ano (de março a agosto).

5. Sou estudante ingressante. Como o Programa de Mentoria pode me ajudar?

Durante o Programa, você terá contato sistematizado com estudantes veteranos(as) (Mentores) que podem te auxiliar acerca do funcionamento e organização da instituição, os serviços disponíveis e a trajetória nos processos acadêmicos, além de contribuir no processo de adaptação e socialização.

6. Sou docente de uma Unidade de ensino; posso me inscrever para atuar como tutor(a) de outra unidade?

Inicialmente, não há impedimentos sobre a inscrição para atuar como tutor(a) em outra unidade, porém, recomenda-se que avalie a sua contribuição para esta unidade e que valide junto à coordenação e secretaria correspondente.

7. Sou estudante de um curso, posso me inscrever para atuar como mentor(a) de outro curso?

Inicialmente, também não há impedimentos sobre a inscrição para atuar como mentor(a) em outra unidade, porém, recomenda-se que avalie a sua contribuição para este curso e que valide junto à coordenação e secretaria correspondente.

8. Os(as) estudantes mentores recebem alguma bolsa para atuarem no programa?

A participação no programa é feita de forma voluntária, e não há recebimento de bolsa. Ao final, os(as) estudantes poderão gerar um certificado de participação do PMU, com carga de 40 horas. Este certificado poderá ser convalidado em créditos curriculares, de acordo com orientações específicas de cada curso.

9. Quais os requisitos para atuar como mentor(a) ou tutor(a)?

Para atuar como mentor(a), você deve ser um(a) estudante regularmente matriculado(a) na UNICAMP e estar no mínimo em seu 3o semestre. Para atuar como tutor(a), você deve estar vinculado(a) a uma unidade de ensino como docente e/ou, caso pertinente, como funcionário(a), desde que haja concordância da coordenação do curso.

10. Qual o papel do estudante mentor(a) e do(a) docente tutor(a) no programa?

O(a) docente tutor(a) deve auxiliar os(as) estudantes mentores(as) acompanhando e esclarecendo dúvidas pontuais sobre a vida acadêmica, além de realizar um encontro mensal com os estudantes e participar dos encontros virtuais oferecidos pela PRG.   O(a) estudante mentor(a) deve auxiliar os ingressantes com encontros quinzenais, ou a serem definidos pelos grupos, apoiando e esclarecendo dúvidas sobre a vida acadêmica, além de participar dos encontros virtuais oferecidos pela PRG.

11. Em caso de emergência no contato com algum(a) estudante ingressante, como o(a) mentor(a)/tutor(a) pode proceder?

A emergência pode ocorrer por diferentes motivos, mas caso esteja relacionado a questões de segurança ou saúde, poderá entrar em contato com o Vidas 3521-6000. Outras fontes de informações podem ser indicadas também neste LINK  (página 41).

12. Há limite de quantidade de vezes que se pode atuar como estudante mentor(a) ou docente tutor(a)?

Não há limite de vezes para atuar como mentor(a) ou tutor(a) no Programa e sua contribuição é sempre bem-vinda.

13. Como ocorre o primeiro contato entre os(as) participantes (ingressantes e veteranos) do Programa de Mentoria?

O primeiro contato é feito via e-mail institucional, por lá você será convidado(a) por um(a) estudante veterano(a) de seu curso a fazer parte do Programa de Mentoria. Os demais contatos poderão ser feitos por outros canais de comunicação (exemplo: whatsapp, telefone celular, redes sociais, meet, outros) a serem combinados entre os participantes.

14. Sou estudante mentor, como deve ser o acompanhamento com o/a(s) estudante(s) ingressante(s) mentorado/a(s)?

A forma de contato com estudantes ingressantes deve ser combinada entre eles e seus mentores. Devido ao contexto pandêmico tem-se indicado o contato remoto que pode ser feito por e-mail, ou redes sociais (Whatsapp, por exemplo). O acompanhamento deve ser pautado na cordialidade, respeito e privacidade.

15. Há horários fixos de reunião entre os(as) participantes do Programa de Mentoria?

Não, os horários de reuniões e encontros são definidos entre mentores(as), mentorados(as) e tutores(as), havendo flexibilidade para combinarem os horários de acordo com suas disponibilidades.

16. A participação no Programa de Mentoria é obrigatória para estudantes ingressantes?

A participação não é obrigatória, porém é uma oportunidade para ter apoio em seu processo de adaptação à universidade, e em especial neste início da jornada acadêmica.

17. Sou estudante mentor(a); sobre quais temas e assuntos é importante considerar no processo de mentoria ao(à) estudante ingressante?

De modo geral, é esperado que sejam discutidos assuntos sobre a vida no campus e seu entorno (pontos de apoio como bibliotecas, restaurantes, centros acadêmicos, transporte, DAC), funcionamento e organização da instituição (documentos, solicitações), processos acadêmicos (disciplinas, monitoria, professores), serviços de apoio (bolsas, orientações educacionais/jurídica/social) e de socialização (atividades culturais, artísticas, científicas, políticas, esportivas, econômicas, sociais e extracurriculares).

18. Sou mentor(a) e não sei responder algumas dúvidas que os(as) estudantes mentorados(as) apresentaram. A quem posso recorrer?

Caso surjam dúvidas que o estudante mentor(a) não consiga responder, este deve entrar em contato com seu tutor(a) e buscar informações junto a ele sobre a questão.

19. Sou estudante mentor(a)/docente tutor(a) e os(as) estudantes que acompanham não responde(m) mais o contato, o que fazer?

A participação no programa é voluntária, mas se algum estudante manifestar a vontade de não participar do PMU, o mesmo deve ser orientado a escrever para mentoria@unicamp.br.

AINDA COM DÚVIDAS?  –  Entre em contato com: mentoria@unicamp.br

Mais Informações, acesse : Mentoria Unicamp

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