Aconteceu na última sexta-feira, 2 de agosto, a cerimônia oficial de lançamento da 9ª edição do Programa Aluno-Artista e entrega dos certificados de participação aos alunos-artistas da 8ª Edição. O evento realizado na Sala do Conselho Universitário contou com a presença do Reitor Marcelo Knobel e da Pró-Reitora de Graduação, Profª Eliana Amaral. Representando o SAE estiveram presentes a Profª Helena Altmann, Coordenadora, e a Profª Maria Claudia Alves Guimarães, Assessora Cultural e responsável pela Coordenação do Programa Aluno Artista. Representando o Sesc Campinas, instituição com a qual temos uma parceria, estava presente a Srª Christina Villa, supervisora de Programação Cultural.
O Prof. Marcelo Knobel ressaltou em seu discurso ter um carinho especial por este programa já que ele foi um de seus idealizadores e criadores na ocasião em que ocupava o cargo de Pró-Reitor de Graduação, em 2010. Ele destacou a importância da Arte e da Cultura dentro e fora da universidade e desejou boa sorte e sucesso aos alunos-artista no desenvolvimento de seus projetos. A Profª. Eliana Amaral também saudou os alunos-artistas lembrando-os que a participação no programa, dentre outras coisas, era uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico. Como Coordenadora do SAE, a Profª Helena Altmann parabenizou a equipe do SAE pelo trabalho junto aos alunos-artistas o que tem garantido que o bom andamento e o crescimento do programa nestes nove anos de existência. Helena Altmann também ressaltou a importância das bolsas aluno-artista que compõem o grupo de bolsas e auxílios concedidos pela universidade em prol da permanência estudantil.
Evidentemente, além de professores, funcionários e convidados da comunidade, estavam presentes neste evento alunos-artistas que participaram de diferentes edições do programa, os novos alunos-artistas e alunos convidados. Os projetos e as equipes de 2019 foram apresentados brevemente e os projetos de 2018 foram chamados para receber os certificados de participação da edição de 2018. Para finalizar o evento, o Projeto Naidí Latin Orchestra apresentou um pocket show com três canções de seu repertório trazendo um clima ‘caliente’ e de ‘fiesta’ que contagiou a todos os presentes.
Leia na íntegra o discurso da Profª Maria Claudia Alves Guimarães, docente responsável pelo Programa Aluno-artista proferido durante a cerimônia de abertura da 9ª edição:
“Bom dia a todos!
Primeiramente, como manda o protocolo, cumprimento as autoridades que compõe esta mesa, e, que não estão aqui por acaso ou por mera formalidade, mas por todo envolvimento e comprometimento que têm com este Programa:
O nosso Magnífico Reitor, Prof. Dr. Marcelo Knobel, foi o criador deste projeto, há 9 anos , quando ainda era Pró-Reitor de Graduação.
A Profa. Dra. Eliana Amaral, nossa atual Pró-Reitora de Graduação, a quem estamos subordinados, e que continua entusiasticamente apoiando o Aluno- Artista, vendo o Programa como uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico.
A Profa. Dr. Helena Altmann, Coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante, com quem tenho o prazer de trabalhar e aprender no dia-a-dia, percebendo, cada vez mais a importância das atividades deste órgão, com suas bolsas e com todo trabalho de assistência (moradia, orientação, alimentação, transporte) e com suporte na área educacional, social e jurídica, estágios para o estudante. Além disso, ressalto o apoio e a amizade da Helena, sempre acompanhando e prestigiando as atividades do Aluno-Artista e incentivando nossa Assessoria Cultural.
Agradeço também ao SESC, aqui representado pela Sra. Christine Villa, Supervisora de Programação, pela parceria “Pra Começo de Conversa”, que neste momento se mostra bastante importante, servindo como estímulo aos jovens artistas contemplados pelo Programa, e, ao mesmo tempo, completando a formação artística, que este edital proporciona, na medida em que ele pode ser entendido, não apenas como uma das bolsas de permanência, mas também como um laboratório para aprendizado na elaboração de projetos na área cultural, envolvendo pré-produção, produção e pós-produção.
Agradeço também a presença das demais autoridades aqui presentes ou representadas, aos professores-pareceristas, nossos colegas, que com seu conhecimento e experiência nas diversas linguagens artísticas que compõe este edital, nos auxiliaram a avaliar e definir os projetos desta edição, e que serão apresentados.
Também agradeço a toda equipe do SAE, especialmente à Bruna, responsável pelo financeiro, e, que juntamente com o Lucas e a Lilian, têm nos dado todo o apoio administrativo e de produção; ao Everaldo, que me dá suporte na Assessoria Cultural, sempre assistindo aos nossos alunos-artistas, apoiando-os incondicionalmente, e fazendo belas fotos de seus espetáculos; à Rose, nossa querida secretária, sempre presente, e à Ingrid, nossa bolsista “artista” da engenharia, que apesar de recém-chegada, têm se empenhado bastante, nos ajudando a preparar esta cerimônia, e sempre disposta a incrementar a divulgação nas redes sociais, celebrando todo dia o aumento de “nossos seguidores”.
Aproveito para cumprimentar e agradecer à Magda, nossa querida colega jornalista, que se aposentou no ano passado. A Magda, além de ter acompanhado o Programa Aluno-Artista desde a sua criação, foi também uma pessoa muito importante para mim no SAE, auxiliando- me e acolhendo-me na minha chegada, sempre disposta a contribuir para o êxito do trabalho. Por fim, cumprimento aos alunos, que são o fim de nosso trabalho na universidade.
Vocês são a razão deste projeto! E esta cerimônia é dedicada a vocês!
Estamos num momento difícil, no qual a união pela defesa da universidade, da cultura e da arte se mostra necessária. Temos o privilégio de estarmos aqui na Unicamp, uma das melhores, se não a melhor, universidade de nosso país e da América Latina. Temos o privilégio de contarmos com uma bolsa artística vinculada à Pró-Reitoria de Graduação – o que significa o reconhecimento da área artística como área de conhecimento e de formação. Diante desses privilégios e da situação atual, também temos a responsabilidade de fazer nosso melhor, de mediarmos nossos trabalhos com o público externo, com a comunidade acadêmica e fazê-lo entender:
Como a arte é importante e transformadora!
Que mais do que lazer, divertimento, arte é expressão, afirmação, cultura, e também conhecimento!
O artista tem essa vocação não apenas de criar o encanto, o encantamento, mas também de apontar as questões e trazer à baila discussões, com a intenção de mudar positivamente a sociedade através do sensível. Então façamos arte e, com muita arte, defendamos as artes!
Assim, peço aos participantes aos alunos da 9ª. Edição para que façam o melhor e aproveitem essa oportunidade, e para os alunos da 8ª. Edição para que deem continuidade ao trabalho, pois foi por isso que investimos e acreditamos em vocês!
Agradeço aos alunos-artistas da 8ª. Edição, com os quais com muita “Resistência”, com muita “Lapidação”, não ficando no “Meio-a- Meio”, nem perdendo a “Mira”, enfrentaram o “Grande Duelo” e chegaram ao “Fim-da- Estrada” desta 8ª. Edição, juntamente com “ElasElis”, “Morganas”, “Meu Corpo no Mundo”, “Dois na Praça”, “Maria dos Retalhos”, “Centella”, “Tumbuluku”, sem perderem os “Fios da Resistência” e deixarem a “Sala Muda” com tanto encanto e arte.
Esperemos que a 9ª. Edição com muita “Graças”, “Extravagâncias e Sutilezas”, com “Versos Livres”, com “Slam”, com “Viola Brasileira” e com suas “Cordas Vivas”, possa seguir com “Mão Dupla”, nessa “Teia”, com “Rosa”, “Manada”, AIIA, “Bi piá e Naidí”, em busca do “Sonho” ou do “Pássaro Azul”.