A Sala AD01 no Paviartes foi o palco escolhido para a última apresentação do Projeto “Lapidação ou quando gritam as pedras”, com o aluno-artista José Teixeira. A performace do bailarino-intérprete, como de costume, foi seguida de um debate com o público. Para este último encontro a equipe do projeto convidou especialmente o advogado Paulo Mariane, ativista e militante da comunidade LGBT de Campinas. Na plateia estavam também presentes professores e pesquisadores do Instituto de Artes e do Núcleo de Estudos do Gênero (PAGU,IFCH/Unicamp), além de estudantes, funcionários e amigos.  Mais uma vez o espetáculo comoveu os espectadores gerando reflexões e questionamentos.

Lapidação, última apresentação

Este projeto, contemplado pela 8ª Edição do Programa Aluno-Artista, é uma continuidade de pesquisas realizadas pelo aluno com apoio do Programa de Iniciação Científica da Unicamp (PIBIC). Nestas pesquisas, o processo criativo teve como tema central a personagem Geni da canção “Geni e o Zepelin”, da obra “Ópera do Malandro (1978)” de Chico Buarque de Holanda em dialógo com o cenário LGBTfóbico na atualidade. Por meio de improvisações estruturadas norteadas por elementos presentes nas criações da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, como método das perguntas e de colagem da coreógrafa, foi se criando cenas utilizando-se materiais recolhidos (poesias, textos, reportagens, discursos em áudio) e incorporados na linguagem da dança de maneira a estabelecer uma relação com o público, tornando-o coautor da cena.

Intérprete-criador: José Teixeira
Orientação de pesquisa: Profa. Dra. Ana Terra
Provocação: Adnã Alves
Assistente de direção: Lais Rosa
Arte Gráfica: Bruno Costa
Foto de divulgação: Natasha Rodrigues
Confecção de Figurino: Vera Teixeira

Veja fotos no Facebook Aluno-Artista

Veja a Pesquisa: Joga pedra na Geni”: estudo gestual e criação em dança

Esta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma investigação gestual sobre Geni, personagem da canção Geni e o Zepelim de Chico Buarque. Os estudos teóricos sobre Geni e as violências sofridas por LGBTs, resultaram em um dossiê. A partir deste material foram realizadas improvisações norteadas por elementos da poética da coreógrafa Pina Pausch. Ao focalizar as relações entre corpo, palavra e gesto, o estudo resultou em quatro núcleos coreográficos com vistas à composição de um solo de dança.
(XXiV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp / Pró Reitoria de Pesquisa  – 2016)