Na quinta-feira, 29 de novembro, 3 projetos da 8ª Edição do Programa Aluno-Artista se apresentaram no campus de Limeira (FCA). Foi um momento importante para os alunos-artistas mostrarem sua arte para o público da cidade, levando sua Arte para espaços além de Campinas. A comunidade da Faculdade de Ciências Aplicadas teve a oportunidade de assistir as atrações culturais proporcionadas pelos alunos, fruto dos projetos que contam com apoio da universidade através do Serviço de Apoio ao estudate (SAE) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Acreditamos que esta mostra de Arte contribuiu para difundir a produção artística dos alunos de graduação e também é foi uma iniciativa no intúito de incentivar os alunos dos campi de Limeira a participarem do Programa Aluno-Artista.
Morganas
A mostra se iniciou às 12h30 com o Projeto Morganas apresentando sua performance e ocupando a marquise que liga os blocos de edificos. Morganas busca traçar caminhos de ocupação de espaços públicos através da linguagem da performance. Parte-se de um questionamento sobre a identidade feminina, explorando a corporalidade do vestir, ressignificando seus corpos por texturas, estados e qualidades. O gupo é formado pelas alunas do curso de Dança: Iara Medeiros, Helen Marques, Rubia Amaral e Sofia Cali Cruz, e tem como assistente a aluna Olívia Blanc.
Dois na Praça
Dando continuidade ao evento, ainda na marquise, o público pode conferir a apresentação do duo violão e baixo formado pelos alunos Pedro Matsuda e Léo Cappi. Este projeto resulta de pesquisa da Música Instrumental Brasileira Contemporânea, a partir de uma estética composicional popular moderna e genuinamente brasileira, atrelada ao universo da improvisação.
Exibição filmes de curta-metragem
No final da tarde, no Cine vgalume, tivemos a mostra de filmes de curta-metragens produzidos pelos projetos de Cinema da 8ª Edição.
Marias dos Retalhos, produzido pelos alunos Ana Caraline Kazue, Beatriz Marques, Bruno costa e equipe. Este documentário de curta duração foi realizado na oficina Maria Retalho, localizada em uma ONG de em Campinas voltada à execução de medidas socioeducativasratores; a oficina de costura é composta pelas mães dos jovens que frequentam esta organização.
No fim-da-estrada, curta-metragem que trata sobre a solidão do homem da roça, introspecto nos anseios de preencher seus vazios existenciais a partir de narrativas fantásticas perpassadas oralmente na forma de lendas. A equipe de projeto é formada por Mathues Augusto Zago, Felipe Castro, Ligia Zeid, Victor Pereira da Silva Lopes e Alessandra Bortoletto Consorti.
Fios da Resistência, filme que documentário que trata da importância do cabelo na formação identitária e política da mulher negra e como as redes sociais (Facebook, Instagran, YouTube) são uma ferramenta de apoio e incentivo no processo de transição capilar. O filme reúne uma série de relatos pessoais de mulheres negras que ressignificam sua identidade a partir dos cabelos. Assim, para todas as participantes as redes sociais tiveram uma grande influência nesse processo. A equipe de produção é formada pelos alunos Larah Camargo, Thayná Desiteé, Rafaeçl Barreto e Nathália Martins.
Arte e pesquisa
A Mostra Aluno-Artista na FCA contou também com a exposição de pôsteres dos projetos Aluno-Artista que participaram do I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp realizado na universidade no mês de outubro.
Agradecimento
Agradecemos à Faculdade de Ciências Aplicadas e sua equipe de docentes, alunos e funcionários por nos recepcionarem e contribuir para a realização deste evento. Obrigado FCA !