Um estudo desenvolvido pela socióloga Ana Maria Carneiro, doutora em política científica e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, discute o engajamento do estudante de graduação e sua associação com a experiência global em uma universidade com vocação para a pesquisa. Entende-se o engajamento como a quantidade de energia física e psicológica que o aluno dedica à experiência acadêmica. Grande parte do trabalho foi orientada no sentido de identificar fatores do ambiente universitário que afetam significativamente a integração, permanência e conclusão do aluno no ensino superior. Em vista disso, o estudo procurou investigar: quais os principais modos desse engajamento; se a inserção nos seus vários padrões varia de acordo com as características dos estudantes e dos cursos; e como essas possíveis variações estão associadas à performance acadêmica e à conclusão do curso. A pesquisa utilizou dados de um questionário respondido por cerca de 3,4 mil alunos de graduação da Unicamp em 2012, que correspondem a aproximadamente 20% de um total de 16 mil na época, complementados por registros acadêmicos e dados socioeconômicos.