O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) conseguiu, por meio do remanejamento de verbas remanescentes, disponibilizar um número maior de bolsas para os estudantes da Unicamp atendidos pelo programa de permanência estudantil. Foram mais 120 bolsas do tipo Bolsa Auxílio-Social (BAS) e 165 bolsas auxílio-moradia. Com o acréscimo, em 2018 serão pagas 1780 BAS e 1298 auxílio-moradia. Já havia sido previsto no orçamento da Unicamp um aumento de 10% nas bolsas auxílio-social e 37% de auxílio-moradia. Ainda assim, a demanda foi maior.
“O que fizemos foi um estudo interno de verbas remanescentes de algumas bolsas que não tinham sido utilizadas por determinado período. Isso ocorre por exemplo no período de férias, quando não temos todas as bolsas preenchidas, em decorrência da formatura ou quando os estudantes usufruem da bolsa apenas por um tempo e saem do programa porque receberam outro tipo de benefício ou conseguem um estágio, por exemplo”, explicou a professora Helena Altmann, coordenadora do SAE.
Também houve remanejamento de verbas da bolsa BAS que complementa a iniciação científica. “Trata-se de uma utilização mais eficiente dos recursos públicos destinados à permanência estudantil de modo a atender um número maior de estudantes”, complementou. Entre 2016 e 2018 a Universidade aumentou em 34% o orçamento anual destinado a bolsas e ao programa de permanência estudantil.