Conteúdo principal Menu principal Rodapé

PRÓXIMA AULA – 24/11/2010

A Ciência nos proporciona medidas precisas de grandezas com amplíssimas faixas de valores. O caso das medidas de comprimento, por exemplo, é emblemático. Temos medidas precisas de objetos e fenômenos ocorrendo desde as gigantescas escalas cosmológicas até as diminutas sub-nucleares.

Como, porém, se pode medir distâncias e comprimentos em escalas as quais não temos acesso direto? Como se mede a distância entre duas galáxias? E o raio atômico? Estas medidas são, obviamente, feitas indiretamente. Veremos que, com base em alguns princípios físicos e matemáticos, pode-se obter estimativas razoavelmente precisas de distâncias e comprimentos que estão muito além (e aquém!) das nossas percepções.

Várias destas técnicas de medição têm aplicações no nosso dia-a-dia e, de fato, o vêm modificando rapidamente. Estas aplicações tecnológicas não serão, contudo, o foco da apresentação. Ficaremos apenas com as principais idéias físicas e matemáticas e veremos como a Ciência moderna vem dando um novo significado objetivo à máxima de Protágoras:

Aula com o professor Alberto Saa, titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica. Possui graduação (1989), mestrado (1991) e doutorado (1994) em Física pela Universidade de São Paulo e Livre-Docência (1999) em Física-Matemática pela Universidade Estadual de Campinas.

Para ver a matéria completa no site da Unicamp clique aqui.

Ir para o topo