Essa primeira edição do Programa Aluno-Artista reúne as faces positivas dos atuais projetos de fomento e difusão artístico-cultural: estimula a criação de projetos artísticos; alcança, em curto tempo, grande número de proponentes inscritos; conquista o interesse da comunidade geral em participar das apresentações realizadas, além de garantir o financiamento necessário para cada proposta.
Seu aspecto distintivo está, contudo, no direcionamento da política cultural para o campus universitário, para seus espaços abertos de convívio, onde o encontro dentre interesses, gostos e consciências tem como seus públicos a comunidade de alunos, docentes e funcionários, dos mais variados campos de conhecimento, presentes na Unicamp.
A edição de 2010-2011 selecionou dez projetos das áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Vídeo, além de outras criações híbridas. Das muitas apresentações feitas, todos os projetos foram reunidos em dois momentos, num grande evento intitulado de Circuito das Artes. Um deles foi realizado no mês de dezembro de 2010 e outro, na finalização dessa Edição, no mês de abril de 2011. Os Circuitos adensaram o cordão cultural dos campi da Unicamp de modo a demonstrar a importância do Programa como proposta de experimentação das ideias artísticas, dos espaços e das plateias, convidadas ou espontâneas.
A maioria dos projetos assume caráter efêmero, resguardado por uma confortável base de financiamento e divulgação dos resultados colhidos. Esse perfil determina a atualidade do Programa, atento à dinamização das relações pessoais construídas durante a vida universitária por meio de expressões da cultura, além do incentivo à reflexão sobre o papel da arte e de seus agentes no universo acadêmico contemporâneo.
Profª Drª Sylvia Furegatti
Assessora Cultural do SAE (2010-2011)