Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Henrique Cartaxo, formado em 2010  pelo Curso de Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp, é o único brasileiro a participar do curta metragem “Sall”, produção turca/francesa, que está entre os nove concorrentes à Palma de Ouro de Short Films, no 68º Festival de Cannes, França, um dos mais renomados festivais internacionais de cinema. O evento ocorre de 13 a 24 de maio.

A montagem do filme ficou por conta de Henrique Cartaxo, que tem ampliado sua experiência nos meios cinematográficos fora do Brasil. A montagem do filme durou cerca de um mês, enquanto a produção durou cerca de seis meses.

Terça-Feira

“Sall” significa terça-feira. Cartaxo explica que o nome Sall se escreve assim mesmo, sem pingo no “i”, no idioma turco.

O curta, de 13 minutos, narra um dia comum na vida da adolescente Asll, interpretada pela atriz Melis Balaban, foi rodado em Istanbul e aborda as interações que ela tem com três homens a caminho da escola, na aula de educação física e no ônibus na volta pra casa.

Entusiasmado com a seleção do filme, o ex-aluno da Unicamp explica como foi sua participação no curta. “Trata-se de uma produção turca, feita com o apoio do ministério da cultura de lá”, que contou com uma co-produção francesa”. Sobre o diretor e a produção, ele diz: “O diretor chama-se Ziya Demirel e é um amigo da Turquia que conheci quando fazia um curso de cinema na República Tcheca, mais exatamente no Prague Film School”.

Henrique Cartaxo lembra como iniciou os trabalhos com Ziya Demirel: “Durante o curso estabelecemos uma boa parceria e lá mesmo montei outro curta que ele dirigiu, “Evicko”. Este curta teve boa repercussão por alguns festivais da Europa, chegando a receber alguns prêmios”, afirma.

Ir para o topo